segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Olá 
Me chamo José e a partir de hoje vou falar neste blog sobre casos que acontecem contra e a favor da biodiversidade do nosso planeta.
E trágico ver nos noticiários notícias de maus tratos com os animais e matanças em todo o mundo como primeiro assunto escolhi falar sobre a Matança de Rinocerontes em 2011.


Ignorância o Maior Mal Contra a Natureza


2011 atingiu o número recorde de Rinocerontes mortos na África do sul, cerca de 445 foram encontrados mortos. Notícia mais que preocupante no país que tem como uma das principais atividades econômicas o turismo ambiental. Em 2010 o número era de 333 animais. Este número aumentou graças às crenças que se espalharam na Ásia e na África de que ingerir o pó do chifre do Rinoceronte pode curar o câncer.

Mais de 20 mil rinocerontes vivem na África do Sul. Há uma década, apenas cerca de 15 animais morriam por ano. Mas por volta de 2007 a caça passou a aumentar drasticamente, por causa do aumento do poder de compra de parte das populações de países como Vietnã e Tailândia.

Os bandidos são experientes e dispõem de equipamentos modernos. Durante o dia eles sobrevoam parques nacionais e reservas privadas de helicóptero. À noite, munidos de binóculos e espingardas com miras de visão noturna, os caçadores retornam ao local onde as manadas foram vistas mais cedo e dão início à execução.

"Nada é mais trágico do que ver esse assassinato totalmente desnecessário e brutal de um animal por seu chifre, e o chifre por sua vez tem zero valor medicinal", disse Pelham Jones, líder da Associação de Proprietários Particulares de Rinocerontes da África do Sul.


Um rinoceronte adulto chega a pesar duas toneladas e meia. E cada vez que um deles morre, deixa a situação dos filhotes seriamente comprometida porque os bebês são muito dependentes dos pais. Ecologistas estimam que há vinte anos existiam no continente africano entre 60.000 e 70.000 espécies. Hoje são apenas cerca de 3.000.
Johanesburgo. Ed Hern, proprietário de um dos locais de caça ilegal, faz um apelo: “precisamos lançar uma campanha internacional na mídia e desmentir o poder medicinal dos chifres de rinocerontes”.


#DigaNãoàMatançadeRinocerontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário